top of page

Ouro Preto, Minas Gerais - Dia 4


Minha cidade preferida.

Começo assim esse post, pois foi a cidade onde mais me emocionei e senti que realmente fiz a escolha certa da minha profissão. Ser arquiteto é muito mais que projetos. É realmente sentir uma emoção gigante e até mesmo difícil de descrever ao ver o quão isso faz parte nós, de uma história, de um momento. É tão lindo, monumental, belo, que faz escorrer lágrimas.

Oh! Minas Gerais Oh! Minas Gerais Quem te conhece não esquece jamais Oh! Minas Gerais

Nossa chegada em Ouro Preto foi no terceiro dia de viagem, por volta de umas 16 horas, e nesse dia tivemos um jantar muito bom no Grande Hotel, onde ficamos hospedados. Saímos a noite e conhecemos um pouco de Ouro Preto, principalmente o BarRoco e das tão famosas ladeiras e foi um sacrifício, porque no início é apenas descidas... mas depois lembramos que toda descida na volta é uma subida! Hahahaha Os quartos do Grande Hotel, projetados pelo inesquecível Oscar Niemeyer, são duplex, mini apartamentos super charmosos que possuem uma vista sensacional. Os quartos nessa hospedagem foram esquematizados para cinco pessoas, mas não é assim que normalmente acontece. Ele foi disposto desta forma por conta da excursão com quase 80 alunos, né. O hotel possui um restaurante e do lado de fora uma piscina.. Super bem localizado e com uma das mais lindas vistas de Ouro Preto. Só da janela nós conseguimos ver umas cinco igrejas lindas. Ouro Preto é um museu a céu aberto!!

Começando Ouro Preto, tomamos um café da manhã super gostoso ali no hotel e logo fomos andar pela cidade e conhecer esse museu a céu aberto. Que cidade, meus amigos, que cidade... Muitas ladeiras, muito charme em cada janelinha e porta, muito lindas as ruas, muito amor!

E pelas longas ruas de Ouro Preto, com subidas/ladeiras gigantescas e descidas maiores ainda, que na volta de tornavam subidas de novo, hahaha conhecemos a casa do Aleijadinho, sim, que hoje o nome da rua se chama Rua do Aleijadinho.

E foi nessa cidade maravilhosa que eu tive uma emoção que eu não sabia de onde eu estava tirando, de onde vinha isso... Foi na igreja da ordem terceira de São Francisco que eu me emocionei do início ao fim. É surreal a energia que a igreja tem, a imensidão de detalhes, de esculturas e o quanto aquilo significava, tanto hoje como no passado, na vida das pessoas. Ela é tão rica em detalhes, tão gigantesca, que é considerada a "Menina dos olhos do barroco mineiro". Apaixonante. Só digo isso. Apaixonante. Para você visitar a igreja por dentro, o ingresso custa $5 golpes. A fachado foi projeto do Aleijadinho e dentro da igreja há pinturas do mestre Ataíde, o maior nome da pintura colonial brasileira, tanto no forro da nave, quanto nas paredes laterais da capela mor, e era tudo tão rico, cheio de detalhes, apaixonante mesmo! Não pode tirar fotos e nem filmar, não pode nem pegar no celular, por isso tenho apenas fotos de fora. Sim, eu chorei igual criança olhando tudo isso e realmente dando significado e importância a tudo.

Ouro Preto também possui uma igreja linda redonda, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que infelizmente não estava aberta, mas por fotos online ela é linda por dentro e é um dos cartões postais da cidade por sua forma diferente.

Tem também a menor fachada do mundo, uma graça, com apenas uma portinha, uma janela e sacada.

Fomos no Museu da Inconfidência Mineira e valeu muito a pena, tem obras do Aleijadinho, pinturas, equipamentos de muitos anos antes e o museu é instalado na antiga casa de câmera e cadeia. Eles cobram entrada, mas é bem baratinho e estudante paga meia.

Espero que tenham gostado de Ouro Preto! E minha dica é: VÁ PARA OURO PRETO, É MARAVILHOSO!!

Beijos de luz! <3

 

ONDE ME ENCONTRAR: Instagram: https://goo.gl/CcGFVH Facebook: https://goo.gl/TRd2xk Spotify: https://goo.gl/sDoSP3 Twitter: https://goo.gl/nSVVe9 Contato: lucianamaruo@hotmail.com

Fotos: Autoral.

bottom of page