São João del Rei, cidade vizinha à Tiradentes foi o segundo destino da viagem à Minas Gerais.
Com um centro histórico super fofo, cheio de portas e janelas super charmosas e inspiradoras, São João del Rei possui muitas igrejas do barroco mineiro que encantam todos os olhos.
Lembro até agora quando estávamos dentro do ônibus e a minha amiga apontou para fora dizendo: "olha Luu!!" e quando eu me virei, a igreja da ordem terceira de São Francisco começou a surgir na paisagem de forma gigantesca (e até mesmo assustadora) e deixou todos de queixo caído, literalmente.
Uma da igrejas que mais que encantou foi essa da capa do post. Igreja da ordem terceira de São Francisco, toda em alvenaria de pedra, sendo muito alta mostrando assim todo o seu potencial. Tão linda por fora quanto por dentro, ela possui uma cruz de dois braços simbolizando que essa igreja faz homenagem a algum fundador de ordem, no caso São Francisco. O projeto original é do Aleijadinho. Ela possui uma praça muito linda em frente com palmeiras imperiais e uma escadaria toda trabalhada. Seu interior possui sete altares, sendo um principal e três em cada lateral da igreja. Fotografias são permitidas lá dentro e essa igreja não cobrou entrada, pois chegamos para assistir a missa e acabamos ficando lá dentro para ter aula, porém cada estudante pagou $2 golpes no final. Fomos logo pela manhã e o tempo não estava tão bonito, mas próximo as 11h um céu azul se abriu e deixou ainda mais lindo o cenário. Até deu tempo, enquanto os professores davam aula, de fazer um sketche. <3
Em São João del Rei passamos pelas ruas em lajotas de pedra do centro histórico e cada lugar que a gente olhava, era um detalhe a mais na varanda das casas, nas molduras das portas e janelas, nas coberturas... tudo tão lindo!! <3
Fomos também até a casa do ex-presidente Tancredo Neves (foto abaixo em que estou na frente) e que fica em frente a Igreja do Rosário. Muito singela por fora, porém com todo o seu charme, onde até arrisquei um sketche rápido enquanto o professor explicada sobre a igreja. Infelizmente a igreja não estava aberta no horário que nós passamos, mas eu sei que ela fica aberta de terça a domingo, de 8h às 11h30.
A culinária de Minas Gerais é maravilhosa!! Meus veteranos que já foram nessa viagem disseram que a culinária é maravilhosa e era tudo verdade. Todos os lugares que fomos almoçar eram sempre muito fartos, com muita variedade e uma comida super bem temperada. Sempre que íamos almoçar nós preferíamos comer comida típica que é um pouco mais cara que o normal, mas sempre valia muito a pena. Virado de feijão tropeiro, couve na manteiga, carnes, muita salada, arroz... deliciosa e até pesado. O tempero é forte e a comida é um pesada, e foi até difícil o nosso organismo se acostumar em uma semana, mas valeu muito a pena.
E para melhorar ainda mais nesse segundo dia, eu e a minha amiga, fomos almoçar em um restaurante que ficava em frente a outra igreja maravilhosa, mas não sabíamos como era dentro. Quando nós entramos estava tendo showzinho ao vivo com uma banda de mpb, eu amei, e olhando o lugar, ele era cheio de mesinha super charmosas e até algumas artes pop pela espaço, eu amei de novo, e ai quando olhei pela janela e vi essa vista, foi perfeito. Tivemos um almoço delicioso com uma vista super privilegiada, sensacional. O lugar se chama "Taberna d'Omar" e vale muito a pena. E enquanto esperada, fiz outro sketche rápido dessa vista linda.
Essa é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Lembra muito a de São Francisco, não é?! Mas um pouco diferente, hahaha Cada igreja é única. Por dentro ela é inteira branca com detalhes dourados. Ao lado da igreja há um cemitério que só abre pela manhã. Para entrar na igreja, é cobrado $3 golpes e é permitido tirar fotos. Ela está aberta a visitação de segunda a sexta: de 7h ás 12h; sábado de 7h às 12h e de 13h às 18h30; e domingo de 7h às 11h e de 12h às 14h.
Fomos também na Catedral de Nossa Senhora do Pilar (fotos abaixo). Por fora não é tão rebuscada, mas por dentro é sensacional. Acredito que foi a igreja que possui o interior mais dourado que eu fui nessa uma semana!! Cheia de imagens e entalhes banhados a ouro. Ela possui seis altares nas laterais, sendo três de cada lado, e na capela mor o altar principal maravilhoso!! São permitidas fotos e a visitação é diariamente de 7h às 10h e de 13h às 19h. Não precisa pagar entrada.
A cada cidade que passávamos era uma emoção diferente, uma alegria enorme e uma vontade de conhecer cada vez mais cada os espaços e entender tudo aquilo. Acho que foi nesse segundo dia que realmente a fixa caiu, e eu percebi que estava em Minas Gerais e iria passar uma semana lá aumentando o meu amor pela arquitetura e instigando a minha criatividade, e dando até mesmo um tempo para mim e para os meus pensamentos.
Quando eu sai de Curitiba em direção a Minas, prometi a mim mesma antes mesmo de sair de casa, que aproveitaria 100% de cada experiência vivida e que faria dela inesquecível, vivendo e sentindo cada momento ao máximo, sendo curiosa e explorando sempre, pois a vida é muito curta e deixar um momento desses passar despercebido sem ao menos deixar nem um pouquinho de saudade, é desperdício de tempo vivido.
Espero que tenham gostado de mais um dia da minha viagem à Minas Gerais, e que esse post te dê saudades se você já foi ou que te dê vontade de ir se ainda não foi!! Vale a pena cada minuto!!
Grande beijo!! #SaudadesMinasGerais
ONDE ME ENCONTRAR: Instagram: http://instagram.com/paulistacuritibana
Facebook: http://facebook.com/BlogPaulistaCuritibana
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCymdI6VkuAMPI591PPcvi1A
Spotify: https://open.spotify.com/user/12166187919
Twitter: https://twitter.com/lucianamaruo
Contato: lucianamaruo@hotmail.com
Fotos: Luciana Maruo. Direitos reservados exclusivamente ao autor das fotos.