top of page

Doação de Sangue 2018


Já fiz um post aqui no blog com a primeira vez que eu fui doar sangue e que isso aconteceu ano passado por conta do Trote Solidário que acontece todos os anos na universidade. E comentei também que teria como meta de vida sempre estar doando sangue.

Até então eu não sabia minha tipagem sanguínea, tinha um chute normal pelos meus pais serem A+ e AB, então provavelmente eu seria A+ ou A-, e eis que nesse dia da doação peguei a minha carteirinha e sim eu sou O+!! Fiquei muitíssimo feliz por saber disse, pois como disse no primeiro post sobre a minha primeira doação de sangue, meus motivos por querer doar sangue são maiores que qualquer coisa e isso até interfere na minha vontade de fazer uma tatuagem.

Quero manter rigorosamente essa atitude/ação que leva vinte minutos ao todo e que pode salvar até quatro vidas. Feliz demais!!

Enfim, vamos ao vídeo, confere aí:

E junto à esse vídeo eu queria desmistificar alguns mitos sobre a doação de sangue:

1. Preciso estar descansado e bem alimentado? SIM!! Isso é fundamental para a doação de sangue. Como vocês viram no vídeo no primeiro dia eu não pude doar sangue, pois não havia me alimentado direito e portanto minha pressão estava baixa e não pude doar sangue. É recomendado uma ótima noite de sono e também que se alimente com uma hora de antecedência antes da doação.

2. No caso das mulheres, tem problema doar sangue menstruada? NÃO!! MITO!! Esse é um dos mitos que eu mais escuto. Há todo um mito por conta da perda de sangue na menstruação e por conta disso não poder "perder mais sangue", mas é MITO!!! Eu mesma estava menstruada nesse dia e não teve nenhum empecilho.

3. Doi muito?? Depende. Essa resposta é relativa, né. Cada pessoa tem o seu nível de sensibilidade para dor. Eu me considero sensível a dor e não senti nada de outro mundo, sabe. Você sente a picada da agulha, que não é pequena, e depois a retirada da agulha, só. Durante os dez minutos da doação também não doi nada. 4. Vou ficar sem sangue?? NÃO!! MITO!! A quantidade de sangue retirado é pequena e a reposição é feita naturalmente pelo organismo sem alterar o equilíbrio do seu corpo. A reposição começa a ser feita naturalmente logo nas primeiras 24h depois da doação.

5. Posso doar todos os meses?! NÃO!! Nosso organismo precisa de um tempo para de recompor. O recomendado para homens é a cada 3 meses, portanto você pode doar quatro vezes ao ano. Nós mulheres, é recomendado a doação a cada 4 meses, portanto fechando o ano com 3 doações.

6. Quem recebe transfusão está suscetível a doenças?! NÃO!! MITO!! Todo o sangue que é retirado e que pode vir a ser utilizado é passado por uma série de exames antes de chegar até uma pessoa que precise. Hepatites B e C, HIV, são alguns dos exames que são feitos com o seu sangue doado.

Muito obrigada aos meus queridos e lindos Milena, Fernanda e Fábio <3

Grande beijos e bora doar sangue!!

 

ONDE ME ENCONTRAR:

Instagram: http://instagram.com/paulistacuritibana Facebook: http://facebook.com/BlogPaulistaCuritibana YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCymdI6VkuAMPI591PPcvi1A Spotify: https://open.spotify.com/user/12166187919 Twitter: https://twitter.com/lucianamaruo Contato: lucianamaruo@hotmail.com

Foto: Acervowix.

bottom of page