Esse filme é um tapa na cara de toda essa sociedade hipócrita que vivemos hoje. Dirigido pelo incrível Theodore Melfi, esse filme é baseado na história real de três matemáticas negras geniais, incríveis, maravilhosas Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, e todo os preconceitos enfrentados por elas nas décadas de 50 e 60, quando trabalhavam para a Nasa. Esses era o auge da segregação racial nos Estados Unidos.
"NOSSA, MAS EU NUNCA OUVI FALAR DELAS..." Estranho, não? Pois é! Isso não é por acaso, e até o título do filme em inglês "Hidden Figures", significa “figuras escondidas”.
O trabalho dessas três mulheres negras geniais, incríveis, maravilhosas (sim, repeti e vou repetir) foi imprescindível para que as conquistas do homem à Lua e até o retorno em segurança dos tripulantes do Apollo 13 fossem realizados com sucesso.
Confesso que é complicado, e até quase impossível, dimensionar como deve ter sido difícil tudo o que elas passaram. Com certeza foi muito mais do que ter de andar mais de um quilômetro para ir ao banheiro que eram destinados aos profissionais negros ou ser confundida com a “moça da limpeza”.
Mesmo que a história do filme "pareça" distante de nós, seja pelo tempo que se passa o filme ou por vivermos em outro país, há algo que infelizmente ainda é tão comum nos dias de hoje como era naquela época. Mais de 60 anos se passaram e ainda é uma realidade essa falta de reconhecimento às mulheres e às mulheres negras acredito que mais que se destacam em áreas profissionais ou apenas homens brancos se destacam e levam os créditos.
Para quem não sente na pele, parece que as adversidades somem. SÓ QUE NÃO!! São outras adversidades, mas exigem cada vez mais de nós um posicionamento quase que diário, inclusive para provarmos que também somos capazes de estarmos ali como qualquer outro.
Katherine, uma das inspirações para o filme, somente no ano passado entrou para a lista de cem mulheres mais inspiradoras e influentes escolhidas pel a BBC.
Dorothy e Mary seguiram suas carreiras até se aposentarem, mas não estão mais entre nós para verem suas trajetórias serem contadas nas telonas.
Espero que tenham gostado do posto e que sinceramente assistam o filme, pois vale muito a pena esse filme!!
Beijos!!
Instagram: lucianamaruo Facebook: Blog Paulista Curitibana Spotify: Luciana M. M. Maruo Twitter: @lucianamaruo
Fotos: Divulgação.