top of page

Doação de Sangue


Nessa sábado de manhã, dia 19, alguns amigos e eu, fomos ao Centro de Hemoterapia do Hospital Santa Casa, aqui em Curitiba, na Praça Rui Barbosa, doar sangue!! A minha sensação inicial não foi de medo e nem nervoso, acho que a sensação era mais de ansiedade, e depois foi só alegria, sensação de missão cumprida.

Vou postar as fotos em ordem cronológica, do jeito que foi acontecendo, e vou tentando também explicar para quem estiver interessado entender como funciona e ir lá doar.

Chegamos na Santa Casa às 9h e tudo ocorreu bem. Não havia muitas pessoas na fila para doar sangue, e até um dos nossos amigos já estava lá dentro, na sala, doando. Primeiro você deve apresentar a sua documentação com foto (RG, carteira de motorista, passaporte..) à recepção, onde irão perguntar se você já é doador; após isso, você irá esperar ser chamado para uma pré-triagem onde a enfermeira 'fura' o seu dedo anelar para coletar uma gotinha de sangue para o teste de anemia.

Depois da pré-triagem você é chamado para uma triagem, onde são feitas outras perguntas por outro enfermeiro tais como 'você viajou para outros lugares nos últimos seis meses?, está bem alimentado?, ingeriu álcool nas últimas 12h?, faz uso de algum medicamento? teve relação sexual com mais de um parceiro? quantos quilos? qual sua altura? quantos anos? fez alguma tatuagem?..."

Após a sua aprovação na triagem pela enfermeira é só aguarda ser chamado para a sala de doação. Lá você é recebido por outros mais enfermeiros onde lhe encaminham para a lavagem das mãos e ante braços antes da doação; Aí sim, depois do braço higienizado com sabonete anti bacteriano, você vai até a maca e a ação acontece. Os enfermeiros te acalmam, caso você esteja muito nervoso, e depois a agulha é colocada no seu braço e primeiro é retirado dois tubos pequenos de sangue para os exames e depois é ligado a bolsa de sangue para a doação. São 450ml de sangue por bolsas e SALVAM ATÉ 4 PESSOAS.

A bolsa de sangue fica naquela maquininha onde a bolsa de sangue fica em movimento para a não coagulação. Levou menos de 9 minutos, foi por volta de 7 minutos. Você também precisa ficar abrindo e fechando a mão.

Após os 450ml de sangue serem doados, você espera mais um minuto sentada para certificar que tudo está bem para depois você ir até a sala de lanche dos doadores, onde a enfermeira recomenda que você beba um suco - super doce de propósito - para que a glicemia volte ao normal, e depois se alimente de bolachas salgadas, doces, café, chá...

E por fim, depois se você estar bem, sem passar mal, estar alimentado, você recebe o atestado e já pode ir embora. Você também receberá sua carteirinha de doador, onde recebe benefícios, e você pega 10 dias depois de fazer a doação com a apresentação do documento no próprio centro de hemoterapia onde você fez a doação

Um dos benefícios ao doador é que após doar sangue, o corpo trabalha para repor a perda de sangue. Isso estimula a produção de novas células do sangue e, por sua vez, ajuda na manutenção da boa saúde. E o maior benefício e o motivo pelo qual eu doei sangue é simplesmente fazer o bem ao próximo, esse é o maior benefício a quem é doador.

"..além do Trote Solidário desse ano, eu considero um gesto de amor ao próximo, claramente o ajudar sem olhar a quem, afinal sabemos que muitos necessitam e não nos custa ajudar.." Letícia, amiga da Paulista Curitibana.

Espero que tenham gostado e que esse post motive você, amigo leitor, a fazer esse gesto de amor ao próximo.

Beijos!

 

Instagram: lucianamaruo Twitter: @lucianamaruo Facebook: Blog Paulista Curitibana Spotify: Luciana M. M. Maruo

Fotos: acervo pessoal.

bottom of page