"Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza!!!"
E é assim que eu começo esse post, cantando (escrevendo) uma música incrível que representa a alegria brasileira e com isso venho apresentar pra vocês alguns dos mais incríveis e talentosos grafiteiros brasileiros que eu amo, sigo e até já usei em projetos de arquitetura na faculdade. Hahahaha
Toda forma de arte é válida, e o grafite é uma arte incrível. Queria eu ter esse dom de me expressar com tintas e desenhos tão incríveis!! Alguns desses incríveis grafiteiros já fizeram exposição em vários lugares do mundo e tocam a gente de alguma forma, com críticas, homenagens e/ou embelezem o local, carregando cada vez mais a cultura urbana.
Então vamos a essa lista super artística:
1. Os Gêmeos Os gêmeos idênticos Gustavo e Otávio Pandolfo são referência no grafite não só no Brasil, como no mundo, abordando temas como família e críticas sociais. Os irmãos começaram a grafitar pelas ruas de São Paulo em 1986 quando tinham apenas 12 anos de idade. Começaram a ter experiências com parcerias internacionais até que, em 2003, conseguiram a primeira exposição solo em São Francisco. Em 2005 foi a vez de Nova York e, após conquistarem o exterior, realizam sua primeira mostra no Brasil em 2006. Seus grafites estão espalhados por cidades dos EUA, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba e vários outros.
Acompanhe Os Gêmeos no instagram clicando aqui!
2. Kobra
Com apenas 11 anos de idade, Kobra iniciou sua carreira artística na periferia de São Paulo. Com a criação do estúdio Cobra em 1990, o artista ganhou destaque pelas suas qualidades como designer pelo realismo de suas pinturas. Sua ligação com o passado fez com que surgisse o projeto “Muro de Memórias” que busca transformar a paisagem urbana com referências de outras épocas. O projeto está presente em cidades como Atenas, Lyon, Londres, Nova York, Miami e Los Angeles.
Acompanhe o Kobra no instagram clicando aqui!
3. Rodrigo Branco Com traços fortes, Rodrigo descobriu ao longo do tempo uma forma inusitada para se expressar, retratando personagens um tanto quanto bagunçados. O artista do bairro Grajaú, em São Paulo, conheceu o graffiti na adolescência e mergulhou nas artes por influência do pai, chegando a expor suas obras em diversos países.
Acompanha o Rodrigo Branco clicando aqui!
4. Crânio Fabio Oliveira, conhecido como Crânio, começou a grafitar no ano de 1998 e vem se destacando não somente no Brasil, mas também no exterior. Seus personagens mais famosos são os índios azuis, que nasceram da ideia do artista de criar algo para representar o país onde nasceu. Por meio deles, Crânio procura fazer suas críticas com um toque de humor. Uma de suas maiores inspirações é a sua cidade natal, São Paulo.
Acompanhe o Crânio no instagram clicando aqui!
5. Alex Senna
As ruas e ateliês são os palcos das ilustrações detalhistas e inconfundíveis de Alex Senna. O artista busca transportar suas emoções para arte de uma forma rebuscada e tocante. Sua paixão de infância pelos quadrinhos influencia suas obras a ponto de torná-las originais por meio de riscos simples e preto e branco. Seus trabalhos estão espalhados por São Paulo, Londres, Paris e Barcelona.
Acompanhe o Senna no instagram clicando aqui!
"A arte existe porque a vida não basta." Ferreira Gullar.
E é assim que eu termino mais esse post cheio de graça, cor, talento e criatividade!! Espero que tenham gostado!
Beijos!
Instagram: lucianamaruo Twitter: @lucianamaruo Facebook: Blog Paulista Curitibana Spotify: Luciana M. M. Maruo
Fotos: Site dos próprios grafiteiros e Pinterest.